Friday, December 15, 2023

CULTURA COMO O “MAIOR VALOR” DE MACAU (+macaenses)

jan24
“A comunidade macaense, que reúne vantagens linguísticas, culturais e históricas, representa as características únicas de Macau, mas também desempenha um papel importante na promoção de Macau e de entendimento entre os povos”. A afirmação foi proferida pelo Chefe do Executivo no almoço oferecido à comunidade macaense. No encontro, Ho Iat Seng salientou ainda que os macaenses são “uma parte importante da sociedade de Macau”.
https://pontofinal-macau.com/2024/01/30/comunidade-macaense-desempenha-um-papel-importante-na-promocao-de-macau-e-de-entendimento-entre-os-povos/


dez23

A cultura é a principal “vantagem” da RAEM no contexto da Grande Baía, pelo que merece ser “valorizada, estudada e promovida”, considera o presidente da Fundação Macau, Wu Zhiliang



O “maior valor e vantagem” de Macau residem na sua cultura, vertente que a cidade deve “capitalizar plenamente”, sublinhou Wu Zhiliang, ao intervir na terceira Conferência Anual sobre Estudos de Macau. Para o presidente do Conselho de Administração da Fundação Macau (FM), a cultura é também “o valor mais importante” em termos do papel do território como “um centro, uma plataforma e uma base” na Grande Baía.

“Como elemento central no fortalecimento da identidade nacional da nação chinesa e na construção de uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, a cultura merece ser valorizada, estudada e promovida”, devendo ser um tema regular de discussão na Conferência Anual sobre Estudos de Macau, frisou Wu Zhiliang, citado pela Universidade de Macau (UM). O mesmo responsável considerou, por outro lado, que importa ter uma compreensão clara da situação global e do desenvolvimento nacional, e analisar as vantagens de Hong Kong e Macau de uma forma “abrangente, minuciosa, sistemática e científica”.

Organizada pelo Centro de Estudos de Macau da UM e FM, a conferência ofereceu a académicos locais e de todo o mundo uma plataforma para discutir tópicos relacionados com o desenvolvimento regional e a geopolítica. Adoptando um modelo híbrido (presencial e online), o evento incluiu 10 painéis sobre diversos temas, designadamente a Grande Baía, “papéis estratégicos”, “transformação institucional”, “conjunções históricas”, “memória histórica” e “geoeconomia”.

Ge Wei, vice-reitor da UM, salientou que Macau sofreu mudanças significativas em diferentes momentos da história, que moldaram o seu papel na geoeconomia e geopolítica no contexto da Grande China e no panorama global. “Ao centrar-se em tópicos geoeconómicos e geopolíticos relacionados com Macau em eventos históricos e contemporâneos importantes”, particularmente na investigação sobre a Grande Baía, a conferência permitiu aprofundar a compreensão do papel do território num “contexto regional e global mais amplo”, acrescentou.
https://jtm.com.mo/local/wu-zhiliang-aponta-cultura-como-maior-valor-de-macau/

No comments:

Post a Comment