Monday, April 22, 2024

FORUM

 apr24

O Fórum de Macau é um “mecanismo de cooperação eficiente” com um “papel relevante” na cooperação económica, comercial e cultural entre a China e os países lusófonos, disse ontem o chefe do governo do território. O Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau) é “um mecanismo de cooperação eficiente e uma boa plataforma de serviços que tem desempenhado um papel relevante no reforço da cooperação económica e comercial e do intercâmbio cultural” entre os Estados-membros, salientou Ho Iat Seng.

Num discurso proferido no jantar de boas-vindas às delegações participantes na sexta conferência ministerial do Fórum, o chefe do executivo local destacou que esta conferência é um “ponto de partida para reforçar ainda mais as funções da plataforma sino-lusófona, participar e contribuir ativamente para a implementação da iniciativa ‘Uma Faixa, Uma Rota’ e promover o desenvolvimento de alta qualidade da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau”.

Para Ho Iat Seng, o Fórum de Macau alcançou “resultados encorajadores”, desde que foi criado, em 2003, tendo reforçado e aprofundado a cooperação em vários sectores. “No momento atual em que a economia mundial se encontra a enfrentar mudanças profundas ainda mais importante é a solidariedade, a cooperação mutuamente vantajosa e a resposta conjunta aos desafios”, afirmou. Por seu lado, o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, destacou, na mesma ocasião, que a China quer trabalhar com os países-membros “para elevar o nível da cooperação económica e comercial sino-lusófona para um novo patamar”.

https://pontofinal-macau.com/2024/04/22/forum-de-macau-e-mecanismo-de-cooperacao-eficiente-diz-ho-iat-seng/

Thursday, April 18, 2024

Prazos

 apr24

Macau Chief Executive Ho Iat Seng said this week that it could be “eight to 10 years” before the land upon which the Macau horse racing course sits is developed for future use.

Ho attended a question-and-answer session of the Legislative Assembly on Tuesday, during which he talked about the development of concert venues in Macau as well as the planning of the racecourse land. The Macau government terminated the Macau Jockey Club’s racing concession as of 1 April 2024 due to mounting losses.

In response to questioning, the Chief Executive said, “When the 2022 concession contract with the six concessionaires was granted, negotiations were already underway with them to have investments in non-gaming elements. After much negotiation, the amount of investment for the next 10 years was fixed.

https://www.asgam.com/index.php/2024/04/17/chief-executive-says-former-site-of-macaus-horse-racing-course-could-take-eight-to-10-years-to-plan-and-develop-for-future-use/